Pesquisar

Ipanema

      Não sei o que tanto eu gostava naquele lugar. Obviamente, por simplesmente ser Ipanema, estar na Zona Sul, um dos lugares mais famosos e bonitos do Rio de Janeiro, com diversas áreas culturais, históricas e naturais por perto. Obviamente por ter um dos melhores e mágicos lar, a praia. Obviamente por ter o pôr do Sol mais lindo que já vi. Mas não era só isso... Era mais do que isso, porque eu amava a energia da Zona Sul, mas Ipanema era especial. Talvez porque passasse ali todo dia e era como me apaixonar todo dia pelo mesmo lugar. Talvez fosse a sensação de lar e de paz. Talvez fossem as memórias que aquele lugar me trazia e/ou as memórias que eu ainda queria ter ali. Talvez fosse a imagem que eu havia encontrado o ponto de conforto dos meus olhos: a junção do céu, a praia, o Morro dos Dois irmãos com a favela brilhando e um pedaço da Pedra da Gávea. Talvez fosse porque dava pra fazer muitas coisas a pé, sentir o chão, ver gente. Talvez porque era um ponto ótimo para ir para muitos outros lugares do Rio.  Talvez fosse a diversidade de pessoas que passavam ali. Ricos, pobres, negros, brancos, amarelos, vermelhos, hippies, rockeiros, funkeiros, rappeiros, patricinhas, nerds, gordos, magros, musculosos, gente bonita, muita gente bonita, brasileiros, gringos, altos, baixos, deficientes, loucos - loucos todos somos -, gente cheirosa, gente sem cheiro, gente fedida, muita gente. Gosto disso, muita gente, muita falação, movimento. Contato com mil e um gostos, pensamentos, energias e histórias de vida. Talvez as coisas espontâneas que se encontravam ali. Talvez fosse a música ao vivo. Talvez fosse a vida. Sim, muita vida circulando e me dava a incrível sensação de pertencer e de estar viva. Talvez todos esses fatores me fizessem ver eu mesma. Ipanema era meu reflexo. Fazia-me sentir ao mesmo tempo carioca turista e uma paulista moradora. Uma mistura. Uma paulista pseudocarioca. Fazia-me sentir parte de uma miscigenação. Fazia-me sentir brasileira e com vontade de ser.  - Luísa Monte Real


Foto: Luísa Monte Real 

4 comentários:

  1. Muito bem, fazem sentir-se parte. Como eu mesmo, já me senti assim no Arpoador! Linda.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa escrita, paulista pseudocarioca. Leve, divertida e inteligente. Leio fácil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah cunhado, muito obrigada! Fico muito feliz por você me acompanhar aqui e pelos elogios 😍❤️

      Excluir

E ai? O que você sentiu ou pensou?